sexta-feira, 4 de abril de 2008

O Tigre e o Dragão (Parte 3)

Quando se introduz a personagem Jade Fox e sua dinâmica, precisa-se entender que cada personagem possui sua própria característica, suas razões e conseqüências.

Quando se analisa as relações, a partir da introdução da personagem, observa-se o seguinte:

1) Jade Fox possui relação com Jen e Li Mu Bai;
2) Li Mu Bai possui relação com Jen, Yu Shu Lien e Jade Fox;
3) Yu Shu Lien possui relação com Li Mu Bai e Jen;
4) Lo possui relação com Jen;

Ou seja, Jen passa a ser a personagem central da história (aquela que possui relação com todos os outros).
"Tigre Agachado, Dragão Escondido", título da narrativa em inglês, agora passa a fazer sentido, quando a ação "agachado" ou "escondido" pode se referir a uma reação ao medo através de uma preparação para um ataque ou fuga. Aqui nos defrontamos com as reações instintivas diante dos sentimentos.

Jade Fox é uma personagem quase tão complexa quanto as demais, porém reflete características femininas em seus aspectos mais sombrios. Une-se maritalmente à um mestre, na expectativa de aprender a arte, em vez de procurá-lo como aluna (daí talvez a dificuldade de Li Mu Bai, além das imposições sociais, de unir-se a Yu Shu Lien), ressente-se da negativa do esposo e o envenena, matando-o.
Jade Fox é uma personagem que costuma reagir às situações que a vida apresenta propondo um "espelhamento" (o que geralmente é o papel realizado pelas personagens que representam oposições em contos orientais) ao que ela sente.
Jade Fox sente-se aviltada em sua feminilidade pela recusa do esposo em repartir seu poder, acusa o templo Wudan de ser um prostíbulo, onde, provavelmente, se sente abusada em sua intimidade, então reage à forma feminina; devo lembrar que as mulheres não dispõem de força física, como os homens, então Jade Fox utiliza-se desta mesma intimidade para introduzir veneno em sua comida.
O veneno aqui poderia ter um significado muito amplo.As pessoas contaminadas pelo veneno (que pode ser através da comida, ou contato, ou relação com alguma coisa) podem passar a perceber a realidade de outra forma que não seja a sua, usualmente. No caso desta relação, a conseqüência é fatal.
Jade Fox, muito habilmente, utiliza-se do desejo ou dependência dos outros para manipular as situações a fim de alcançar seus objetivos: utiliza-se do desejo de sua discípula de ser livre para obter refúgio em sua casa, assim como ter acesso aos livros de seu falecido esposo.
Utiliza-se do desejo de vingança de um policial para matá-lo, e retorna, ao final do filme, utilizando-se do desejo de Li Mu Bai em provar para Jen do seu valor como mestre para cercá-lo em uma armadilha.

Percebo que de alguma forma, pulamos repentinamente para a possibilidade de chegarmos às conclusões que a história nos traz.
Analisando os desejos de cada personagem, concluímos:

1) o desejo de Li Mu Bai em ter um discípulo lhe traz uma armadilha.
Nesta, lhe é inoculado um veneno. O que este veneno faz?
O veneno inverte o fluxo sanguíneo. Na vida, AS COISAS POSSUEM UM FLUXO NATURAL, e, quando é o mestre quem quer ensinar ao aluno, este fluxo é invertido, o que irá retirar todo o valor que este mestre poderá ter. Isto "mata" o valor do mestre, e retira-lhe a "vida".Na história, é Jen quem conhece o antídoto para o veneno, mas este é demorado para confeccionar. O tempo que este antídoto requer não é curto o suficiente para salvar a vida de Li Mu Bai. Finalmente Jen poderá reconhecer o valor de um mestre, mas "é tarde demais".Este reconhecimento surge só depois que sua antiga mestra confessa o desejo de matá-la, por sua traição.

2) O desejo de Jade Fox em obter o conhecimento a qualquer preço, sem ter a humildade de colocar-se como aluna irá gerar uma recusa constante daqueles que detém o conhecimento e então depois virá o ressentimento que será sempre como um "veneno" em seu sangue, que destrói a relação com todos. Por outro lado, na sua relação com seus alunos, sua atitude gera onipotência por parte deles, falta de limites exagerada, uma impossibilidade de reconhecimento de relações hierárquicas. Jade Fox falece, atingida pela espada (arma mais famosa de Wudam, como um lembrete da importância do lugar o qual ela tanto desprezava), atirada sobre vasos de barro que "quebram" como também estilhaçaram-se suas expectativas com relação à sua mais próxima discípula.

3) Lo deseja "retornar para o deserto" que, provavelmente, é o que acontecerá.

4) Jen deseja ser livre. Seus pais a haviam prometido em casamento à um rico comerciante, ela foge do casamento porque imagina que é na vida dos "jiang hu" que poderá ser livre. No entanto, sua mestra deseja que ela lhe obedeça, Li Mu Bai deseja ensiná-la, ser um "jiang hu" possui suas obrigações e regras de comportamento, e até mesmo Lo quer que ela retorne ao deserto; nota que as relações estão cheias de desejos, então, "voa" sobre Wudan, na esperança de que se cumpra o seu desejo.

5) E Yu Shu Lien não possui desejos? Como qualquer mortal que possua um ego, sim. Mas estes não a possuem, ela continua ensinando em sua escola, conduzindo os negócios de seu falecido pai..., enfim, apesar de seus desejos, continua vivendo sua vida.

Noto, então que em toda a narrativa existem inúmeros detalhes, mas a história possui algumas conclusões importantes:

A) É através dos desejos que se estabelecem as possibilidades de frustrações e as fragilidades de cada indivíduo.

B) As relações contém posições hierárquicas que determinam o fluxo dos acontecimentos, estas posições e atitudes devem ser consideradas a fim de evitar resultados desagradáveis, ou por vezes, desastrosos.

Uma vez que entendemos estes ciclos e posições, os conflitos e sofrimentos tornam-se mais amenos. Nossa compreensão da vida torna-se mais ampla.

Através da tendência à extroversão da energia, típica do comportamento ocidental, que temos a propensão da responsabilizar os outros pelas conseqüências de nossas próprias escolhas. Daí a máxima proferida por Freud, que diz que precisamos nos dar conta da mesma coisa muitas vezes; o que significa que há uma possibilidade de que passemos pelas mesmas experiências e mesmas resultados sem atentar para o fato de que estamos sendo responsáveis pela sucessão de resultados.

É quando uma pessoa possui a liberdade para ser o que é e fazer o que quer que ela têm a possibilidade de defrontar-se com as conseqüências geradas pelas suas escolhas; e mesmo assim, isto não representa uma garantia de que ela aprenda alguma coisa a seu próprio respeito.

Por isso é que diversas culturas atentam para o exemplo das pessoas idosas, elas são o resultado vivo de suas próprias escolhas.

O que acho particularmente representativo na Wushia "O Tigre e o Dragão" é que, diferentemente da cultura ocidental, a história nos mostra causa, desenvolvimento e conseqüência gerada. Não é uma questão de bem ou mal, mas uma questão de escolhas. Todos os personagens possuem sua própria lógica.

Um comentário:

Arthur L. disse...

Muito boa essa análise,compreendi bem mais da magia desse filme e passei a gostar ainda mais dele.
obrigado