sábado, 1 de março de 2008

Definição de mito

"Mito - diz Mircea Eliade, famoso antropólogo romeno - é uma história verdadeira, ocorrida nos tempos primordiais, quando, da interferência de um ente divino, uma nova realidade passou a existir."
O que nos distancia da possibilidade de compreendermos o que nos escreve Eliade, é que, segundo Joseph Capbell, em seu livro "Isto és tu", estamos distanciados da possibilidade de interpretações metafóricas, o que nos impossibilita a compreensão das religiões (e também mitos e sonhos).
Estamos falando de formas e padrões típicos do humano, o mito fala-nos de realidades simbólicas, da maneira como o ser humano reage à situações típicas; pelo fato de ser "o humano o observador do humano", não existem outras alternativas senão falar de nossas "reações quase instintivas", "como se fosse assim..." .
A conclusão é a de que os mitos são histórias verdadeiras, eles contam a respeito das formas como o ser humano têm de sentir.
Então faz muito sentido que os Deuses sejam eternos; mudam as civilizações e vêm o progresso, mas a maneira de sentir do ser humano é a mesma.

2 comentários:

Unknown disse...

gostei um pouco mas poderia ser mis completo..

Mancha disse...

Estou concluindo um trabalho sobre os povos Mesoamericanos (Astecas, Toltecas e cia.) vou citá-la nesse trabalho.
Boa semana

Wellington Santana